11 de abr. de 2019

Goiânia, 1969. Tempos de Zezinho (Christian), Hipopota, Arthur Rezende...

Arthur Rezende, dono da audiência com o seu
A Juventude Comanda
Bye bye 1969. Não poderia sair sem registrar alguns pontos que marcaram a minha primeira passagem por este Goiás lindo de goianos maravilhosos. 

Lembrar os tempos da boate Cafuné, anexa ao Hotel Presidente, na Anhanguera, em frente ao Jóquei, frequentada pela alta. Ou da Monalisa, lá em Campinas, onde a noite era uma criança. Paraísos dos notívagos, em que a vida era vivida como se fosse o último dia.

Saudade das noites goianas no Chafariz, choperia instalada sobre a biblioteca municipal, na Praça Universitária. Era o novo point da cidade.

No esporte, além do futebol, havia o turfe. Os sábados eram movimentados no Hipódromo Ubirajara Ramos Caiado, na Lagoínha. Mas também havia a turma do pé na tábua. Em feriados importantes, motores em alta.  A partir de onde é a Praça Tamandaré, saiam da frente. A Assis Chateaubriand era terra pura - cascalho, na verdade -, onde os nossos "pequilotos" pisavam fundo, arrancando aplausos e transpirando emoção. O Minho era (e ainda é) o "doutor em motores". Ah, e havia o ronco de motos, também, by Paulo Boettcher, José Luiz Bueno et alii.. 

Não diferentes, as corridas de kart. As pistas eram delineadas por pneus, nas partes interiores da Praça Cívica. Ou na Praça Boaventura, na Vila Nova, onde também transmiti bons pegas. O superintendente dos Diários Associados, Francisco Braga Sobrinho, adorava esportes, e Roberto, seu filho mais velho, era um dos ases no kart. Outro dos nomes da turma do "pé na tábua" e que se consagrou como um dos maiores jornalistas brasileiros na área, é Fernando Campos, que escreveu a história desse esporte em Goiás, pelo seu Rodas & Motores.  

Goiânia, de onde o menino Zezinho saiu do Mundo é das Crianças, de Magda Santos, TV Anhanguera, para ser Christian, das balada internacionais e que se eterniza, com o irmão Ralf, no mundo da música sertaneja verdadeira. 

TV Anhanguera, onde Maurílio Netto editava o "Ladrão de Show", maionese musical feita com a colagem de trechos de programas musicais e humorísticos da Globo. Onde José Divino apresentava os noticiosos noturnos e Nickerson Filho fazia o esportivo "Dois na Bola", que vim a comandar bem depois, nos anos 80.


O uberlandense (e vilanovense) coronel Hipopota
TV Anhanguera, onde, aos sábados, o saudoso Maximiliano Carneiro, o Coronel Hipopota, enchia Goiânia de alegria com a sua "República Livre do Cerradão", musical com artistas locais, calouros e as suas lindas "hipopotecas", ao molde das chacretes de Abelardo Barbosa. Hipopota, chapelão aba larga, grande, porém menor do que o coração vilanovense que batia naquele peito.    

TV Anhanguera, onde Wladimir Araújo, Odair José, Ângelo Máximo, Wander Arantes, o Esquema 5 (conjunto musical do Mazinho/Lorimá Dionísio, Cesinha Canedo, Rodolfo e Cidinho), Os Zambis (do Júnior Câmara, Gulliver Leão, Nando Rocha Lima), dentre outros, agitavam o final das tardes de domingo, no A Juventude Comanda, do Arthur Rezende.   

Goiânia, 1969, ano em que Lindomar Castilho lançou o seu primeiro elepê em espanhol e Colombo Baiocchi criava a Caderneta de Poupança Inca. 

Goiânia cidade limpa. Felizes 300 mil habitantes. Mutirões fazem casas. Nasce a Vila Redenção. Íris prefeito. O Mutirama seria inaugurado no dia 22 de outubro. Dois dias antes, a ditadura vigente o cassou. Saudade daqueles dias de paz, cores e alegria. Bons tempos.

P. S. -  Para ouvir Zezinho (hoje Christian), em trenzinho triste, clique no link abaixo.

Zezinho (Christian), em Trenzinho triste.




2 comentários:

  1. Bons tempos não era só em Goiânia...
    isso também acontecia na cidade de São Paulo, rua Augusta, Jóquei Clube,rachas na cidade Universitária,Boates Toco,Ta Matete e outras.
    Bons tempos onde viver valia a pena.

    ResponderExcluir
  2. Essa de cabelo curto é minha tia. *-* muito linda

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.
Utilize a sua conta do Google ou o seu OpenID
Obrigado pela visita.