20 de abr. de 2019

A nau dos insensatos


Fakes, exemplos vivos, são os nossos parlamentos. A democracia representativa é uma farsa. O cotidiano nos mostra que os nossos "representantes" não têm compromisso algum com os representados. Às escâncaras, legislam em benefício próprio ou de quem os patrocina. Levianamente, editaram uma Constituição de molde a lhes dar faca e queijo para impor as suas vontades e, mais que isso, meios para a construção de uma ditadura partidária, onde os filiados cre$cem, mas o País e os Estados, não. 

Esse estelionato legalizado - emendas orçamentárias, corrupção parida no governo FHC, para comprar a aprovação da emenda da reeleição - materializa o apoio aos atos do governo como moeda de troca. É o balcão de negócios que tanto tem atrasado o avanço das reformas reclamadas por todos nós.

O governo quer cumprir o seu compromisso com o povo, mas, para isso, tem que empanturrar bolsos de parlamentares - aquela graninha gorda para que façam campanhas eleitorais permanentes, com o uso do sagrado dinheiro público. E isso também acontece nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais, Brasil afora. Ninguém está preocupado com o povo ou com governabilidade. Coitado do governante que não consegue comprar votos dessas confrarias.



Dia desses, li nos nossos jornais que deputados da Assembleia Legislativa de Goiás, não afinados com o governo, irão aprovar a emenda constitucional que impõe a execução obrigatória de emendas parlamentares ao Orçamento. Há, inclusive, emenda à emenda aumentando o percentual de recursos a serem tomados do governo, para, só depois, eles apreciarem as mensagens do Executivo. Resumindo: querem, primeiro, cuidar de adubar a reeleição e Goiás e os goianos que esperem.

Argumentam os tais que estão cuidando de levar benefícios para as suas bases eleitorais. Confessus scelusDeveriam estudar sobre a função que  exercem. Aprendam que foram eleitos deputados por Goiás, para legislar pelas causas do Estado, para fiscalizar e investigar, e que o seus compromissos são com todos os goianos e não apenas com as suas chamadas bases eleitorais. 

Deputado não leva obras. Pode sugeri-las ao Governo e cobrar por elas, mas não levá-las. Não lhes cabe lidar com recursos. Deputado legisla e fiscaliza e, como poder representativo da população, também tem que ser pilar da governabilidade. Mas, pelo modus operandi, preferem usufruir do mensalão legalizado. Pena.


Li, também, que a indefinição quanto à nomeação de nomes indicados para cargos comissionados estaria tornando maior a insatisfação de vários deputados com o governador Caiado. Eles se sentiriam "levados de barriga", como se houvesse desinteresse do governo no atendimento aos seus pleitos.

Parece-me que estão tomados pela insensatez. É da sabência de todos que, primeiro, o Estado está "quebrado" e, segundo, que os gastos com a folha de pagamentos está acima do limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Terceiro, que só com a reforma administrativa será possível reestabelecer os parâmetros legais e se promover contratações. Fazê-las agora, aumentando ainda mais o rombo herdado, seria cometer crime de responsabilidade fiscal. Tanto que os aprovados em concursos para áreas carentes estão com as suas nomeações impedidas. 

Exigir ilegalidade administrativa do governador para materializar indicações, mais que insensatez, será atestado de irresponsabilidade e atentado à lei, à moral e aos bons costumes. Alegações ouvidas dão conta de que estariam sendo alvos de ataques adversários, de que não teriam força alguma junto ao novo governo.

Que pensem em Goiás e esqueçam essas coisas da politicalha. Em política séria, tudo é feito à sua hora. Bobagem se preocupar com as viúvas da irresponsabilidade que as amamentou por muito tempo. Elas estão com as bocas secas. Perderam as tetas.

Espera-se que a normalidade  administrativa se dê a curto prazo, em todos os níveis, para o desafogo do presidente e dos governadores. Neste status quo, estão comendo o pão que antecessores irresponsáveis amassaram.

P. S. - A fé em Cristo faz renascer esperanças e nos dá força para a construção dos nossos sonhos e ideais. Tenha fé nELE, mas também a tenha em você. Tudo está em suas mãos. Acredite e vença. Feliz Páscoa!