18 de mar. de 2019

Davi prende o rabo e Dodge vira Fordinho 29



Segunda-feira 18, São Paulo. Embora tenha dito que não criaria obstáculos para impedir a CPI do Lava Toga, Davi Alcolumbre, presidente do Senado, perguntado, na FIESP, sobre o que fará com o novo requerimento a ser protocolado nesta terça, disse: "O nosso país precisa de estabilidade. As instituições têm de funcionar e o Brasil não pode, nesse momento delicado de sua história, ter clima de conflito entre as instituições. Uma guerra institucional não vai fazer bem ao Brasil, neste momento".

Davi fazendo média. É alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, que apuram irregularidades na campanha dele, em 2014. As ações tramitam de forma conjunta e estão sob a relatoria da ministra Rosa Weber. Um dos casos corre em segredo de Justiça.

0=0

Do pastor Silas Malafaia, ipsis verbis/ipsis litteris: "Eduardo Bolsonaro ajudaria muito mais o governo do pai parando de falar asneira. Poderia ter ficado de boca fechada na questão dos imigrantes ilegais brasileiros. Não conhece a realidade da questão. A maioria, quase que absoluta, vai para trabalhar".
E arrematou: "Não tenho vergonha dos brasileiros ilegais que estão em diversas nações poderosas. Pelo contrário, são trabalhadores que foram tentar a vida, fugindo do desemprego".
Pelo andar da carruagem, as alas bolsonaristas estão em conflito. Evangélicos, militares e olavetes trocam petardos entre si. Batem do pescoço para cima.

0=0

Depois da canetada que exonerou 21 mil comissionados e extinguiu os cargos que ocupavam, o presidente Bolsonaro fez publicar no Diário Oficial desta segunda, 18, decreto estabelecendo que, a partir de agora, só quem é ficha limpa poderá ser nomeado para cargos comissionados. A medida também torna inelegíveis servidores enquadrados na mesma lei. Resumindo: detonou a farra de cargos do PT e avisou que só limpo joga no time.

0=0

Também nesta segunda, 18, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o Diretor Geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, estiveram tentando negociar, nos Estados Unidos, o acesso aos dados do Facebook e Whatsapp, sem a necessidade de um pedido judicial. Não creio que consigam. O sigilo faz parte da confiança entre os usuários e as duas ferramentas. Ambos (e também o pessoal do CNJ) deveriam ler melhor a Constituição. Ela prevê a inviolabilidade de correspondência e isso se aplica às parafernálias da modernidade. Assim, os meios eletrônicos, realizados em redes sociais e e-mails, têm sigilo amparado pela Lei Maior. Aqui e lá, onde o rigor é total.

0=0

De Dodge a Fordinho 29. É farpa à Procuradora Geral da República, depois de sua queda de braços com a força-tarefa da Lava Jato. Pensando em ser reconduzida ao cargo, Raquel Dodge caiu em desgraça junto aos colegas de instituição e sabe que, dificilmente, obterá os votos necessários para compor a lista tríplice a ser enviada ao presidente Bolsonaro. Os rumores lá na PGR sinalizam que ela alimenta a esperança de ser indicada pelo presidente, à revelia da lista. A eleição será daqui a seis meses.

P. S. - A Associação Juízes para a Democracia expediu nota em defesa do STF e repudiando os ataques ocorridos neste domingo, 17, contra a instância maior do Poder Judiciário, em Brasília. Dezenas de faixas foram colocadas, em protesto contra aquela instituição. A mais violenta delas: "STF, puteiro do PT".