14 de nov. de 2015

Memória: Índio Artiaga, o prefeito do futuro

Índio do Brasil Artiaga Lima (foto) governou Goiânia de1979 a 1982. Em apenas quatro anos de mandato, ele fica na história como um dos melhores prefeitos que a cidade já teve. Sabem por quê? Administrou olhando lá na frente, projetando obras que seriam indispensáveis e fundamentais no futuro.

Coisa que se faz hoje aqui, ali, em São Paulo, Rio, Brasília etc., Índio construiu a ciclovia, que ia da Praça do Botafogo à Vila Redenção. Criou o Plano Cicloviário de Goiânia, com a construção de pistas para ciclistas em todas as marginais.
Em 1980, a ciclovia foi ocupada pela invasão dos sem-teto, o que impossibilitou a instalação de equipamentos e melhor infraestrutura.  Aos poucos, ela foi sendo descaracterizada, até desaparecer. Ainda há trechos remanescentes.

Índio é o “pai” da Marginal Botafogo. Foi ele quem planejou todas as demais marginais que temos. Nion Albernaz teve o cuidado de construí-las. Detalhe: fez questão de ressaltar que eram obras planejadas por Índio, aplaudindo a sua visão futurista da cidade.

Faço esse registro aqui por questão de justiça, pois, em Goiânia, a depender da mídia e de certos historiadores, tudo é obra de Pedro Ludovico, o que não é verdade. Até por que foi Getúlio Vargas quem construiu Goiânia, Pedro foi o capataz.