15 de abr. de 2019

A mão da ajuda e o punhal de Brutus


Ser humano. Denominador comum. Apenas, ser. Humano é marca de fantasia (false mark). A cada gesto, a cada palavra, a cada ação, só existe a primeira pessoa. Os seis pronomes do caso reto são um só: EU.

Nem todos os seres. Não generalizemos, claro. Há muita gente boa. Ao longo desta minha vida septuagenária, vi, vivi e aprendi lições. Honradez e retidão, caráter e responsabilidade trazemos do berço. São os ingredientes que fazem com que atravessemos o mundo, sem sermos cínicos, hipócritas, falsos, levianos, falaciosos... Nem todos têm a felicidade de ter os pais que tivemos. Ainda assim, poderiam se inspirar em bons exemplos e se construírem melhores.

Das lições trazidas de casa, ajudar o próximo foi uma das mais importantes e dela fiz e continuo fazendo uso, pela estrada da vida. Fazer o bem sem olhar a quem, diz o dito. Faça-o sempre, mas nunca espere (e jamais cobre) gratidão. Cumprir a nossa parte é o que importa. É assim que devemos ser e fazer. Mas, no fundo, bem lá no fundo, a gente sente quando aqueles a quem estendemos a mão, externando falsa amizade, se tornem algozes gratuitos. Teriam inveja? Seriam incapazes? Ou pobreza de ou em espírito?

De repente, acontecem essas tristezas ao longo desta via crucis. Fazemos de conta que não, mas dói, sim, quando os "joões-ninguém" que você ajudou a colocar em cena o agradecem com o punhal de Brutus. Brutal canalhice. 

Ainda assim, felizmente, o humano do nosso ser nos impede que não deixemos de estender a mão da ajuda. Dos coitados apiedemo-nos, ainda que ingratos, detratores, pérfidos. E os ajudemos de novo, até que entendam e aprendam que só não se torna bom caráter os que, como eles, querem subir na vida a qualquer custo, sem se importar com os meios, traindo amigos, vendendo a alma. Aproveitemos para lembrá-los de que a escada que sobe é a mesma que desce e que o juiz dos nossos atos está lá em cima, atento. 

P.S. - "Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito" (Abraham Lincoln)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Utilize a sua conta do Google ou o seu OpenID
Obrigado pela visita.